Home / Manchetes / APAE de Terra Boa desenvolve um trabalho exemplar e de muita dedicação

APAE de Terra Boa desenvolve um trabalho exemplar e de muita dedicação

A APAE é a maior rede de atendimento integral a pessoa com deficiência no Brasil. Sua missão é promover e articular ações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência e representar o movimento perante os organismos nacionais e internacionais, para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas Apaes, na perspectiva da inclusão social de seus usuários. E a APAE Terra Boa tem cumprido muito bem com essa missão. A Diretora Márcia Mari conversou com o Portal Correio Terraboense e contou um pouco sobre o atendimento prestado na escola.

“O trabalho é voltado para nossa criança, ou melhor, a pessoa com deficiência física, porque a APAE não atende só crianças. Minha parte principal é administrativa, ver como está funcionando, procurando recursos, ver todo o funcionamento da escola e também orientar os professores e funcionários, porque temos uma equipe muito grande aqui dentro. Tudo aqui é voltado para a pessoa com deficiência. Temos professores capacitados e extremamente amorosos. Fazemos o que amamos. Aqui em Terra Boa a APAE começou a funcionar em 1990. Temos 62 alunos, a faixa etária dos estudantes varia de 1 a 47 anos”, Afirmou ela.

Marcia ainda disse que a Instituição possui uma ótima estrutura física. Sua construção é de 3.000 m2, (três mil metros quadrados), onde são executados os trabalhos.

“Contamos ainda com uma quadra poliesportiva coberta, onde são desenvolvidas várias atividades como educação física, recreação, lazer, apresentações de dança, teatros e de datas comemorativas”, complementou.

E tem mais…

– Uma Piscina térmica, que tem como objetivo contribuir para melhorar o atendimento dos educandos que necessitam de hidroterapia (com atendimento da fisioterapeuta) e para aqueles que praticam natação com o professor de Educação Física.

– Uma sala para atividades diversas, reuniões, jantares, amostras cultural, educação musical, TV e vídeo.

– Uma sala para psicóloga.

– Uma sala de fonoaudióloga.

– Um gabinete dentário.

– Equoterapia.

O quadro de necessidades especiais é diversificado e há estudantes com Deficiência Intelectual, Síndrome de Willians, Autismo, Síndrome FG, Paralisia Cerebral, Síndrome de Down, Síndrome de Angelman, Síndrome X Frágil e outras.

“Até hoje, todos os que passaram aqui nós conseguimos ajudar”, disse a diretora.

“Recentemente encaminhamos duas crianças para o pré. Passaram por nós, começando na estimulação desde bebezinho, então completando a idade foram encaminhados para o ensino regular. No nosso município, toda criança nossa que foi encaminhada para o ensino regular continuou tendo um ótimo tratamento, um ótimo atendimento, preparando para a inclusão. Teve todo um preparo. Temos alunos que terminaram o ensino médio. A deficiência continuou, mas devido ao bom trabalho que foi feito nas outras escolas depois que saíram daqui valeu muito, porque também tiveram todo um acompanhamento para ter essa evolução e concluir. Por isso não adianta só nós enquanto escola especial estarmos preparados se o ensino regular não está. Também disponibilizamos ajuda com psicólogos para os pais, a família do aluno que precisar também tem a disposição esse benefício”, concluiu ela.

Sobre a escola

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE de Terra Boa-PR, é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos.

A APAE de Terra Boa, mantenedora da Escola João Paulo II – EI EF, na Modalidade Educacional Especial, é uma associação civil, beneficente, com atuação nas áreas de assistência social, educação, saúde, prevenção, trabalho, profissionalização, defesa e garantia de direitos, esporte, cultura, lazer, estudo, pesquisa e outros, com duração indeterminada.

About Elton Lemos

Check Also

Policia Ambiental apreende 34 pássaros silvestres em residência na Rua Beija Flor em Terra Boa

Na manhã de hoje policiais militares ambientais deslocaram até a cidade de Terra Boa para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *