Home / Agricultura / MUNICÍPIO DO PARANÁ TEM ESTRADAS RURAIS ASFALTADAS

MUNICÍPIO DO PARANÁ TEM ESTRADAS RURAIS ASFALTADAS

O exemplo que vem do sul, Toledo que fica na região oeste do Paraná tem perto de 300 quilômetros de estradas rurais asfaltadas.
Toledo é um município brasileiro localizado na região oeste do Paraná, cidade que é considerada a “Capital do Agronegócio do Paraná”, impulsionado pelo seu solo fértil e plano, que faz concentrar cooperativas e outras empresas do ramo, tornando-o um dos maiores produtores de grãos do interior do estado.

O município tem 18% das estradas rurais asfaltas, um percentual bastante elevado se comparado a outros municípios do estado, que têm menos de um por cento. São quase 300 quilômetros de asfalto no interior e ainda tem muito mais pra vir.

O programa Rodovias Rurais existe desde 2005 e atualmente funciona no sistema de 70/30. O município arca com 70% do custo total da pavimentação asfáltica e os moradores se responsabilizam pelos 30% restantes. O valor do asfalto rural é de R$ 300 mil por km. A comunidade recebe o carnê para efetuar os pagamentos. Quitados 50% do valor as obras começam.

conclusao_de_15km_asfalto_linha_real_foto_valderi_geovani_seccom_5
Foto: Divulgação

“Se não fosse o apoio do produtor rural com esses 30%, não seria possível fazer de fato esse pavimento. Nosso compromisso é gerar satisfação e prazer para que o produtor resida no campo com orgulho”, destacou o prefeito Lucio de Marchi.

O modelo de pavimentação rural atualmente utilizado tem 7 metros de compactação, sendo 6 metros de largura com asfalto, dos quais 3,5 metros de pista central e 1,25 cada de acostamento. A pintura é feita nas laterais, estimulando o uso da área central da pista.

Toledo tem 1.700 quilômetros de estradas rurais e destas, 300 estão asfaltadas, representando 18% do total.

A grande maioria dos municípios do estado tem menos de 1 por cento de estrada rural asfaltada. Maringá, por exemplo, tem 460 quilômetros de estradas rurais e está ainda na fase do cascalhamento. Nossas estradas rurais podem ser comparadas a estradas rurais de primeiro mundo

As estradas rurais asfaltadas representam qualidade no escoamento da produção e facilitam o recebimento de equipamentos e produtos para as atividades agropecuárias. Isso significa mais agilidade e precisão para o campo.

Seu Ervino Canevese cresceu na Linha Flórida, no interior de Toledo e comenta da sua satisfação de viver em um município que valoriza o homem do campo. “Eu me criei aqui e só vou sair daqui quando Deus me chamar, porque viver da agricultura e nessa localidade é o melhor possível. Esse asfalto significa conforto e respeito pelo nosso trabalho. Eu fico muito feliz por morar e trabalhar aqui”, disse.

 

Fonte: Revista Compre Rural

About Elton Lemos

Check Also

Receitas da C.Vale em 2017 chega a quase R$7 bilhões

  A C.Vale, com sede em Palotina e que tem uma unidade em Terra Boa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *