Home / Manchetes / Epidemia de conjuntivite atinge mais de 700 pessoas em Terra Boa

Epidemia de conjuntivite atinge mais de 700 pessoas em Terra Boa

A região da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam) sofre com um surto de conjuntivite. Um balanço apresentado na tarde desta sexta-feira pela 11ª Regional de Saúde, aponta que 3.115 pessoas foram infectadas com a doença, isso contando a partir de 15 ou 20 de março.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Regional de Saúde, Anne Kulik afirma que a situação é mais grave nos municípios de Altamira do Paraná, Fênix e Terra Boa. “Em Altamira do Paraná é muito preocupante, pois a conjuntivite acometeu 329 pessoas, ou seja, 10% da população. Em Fênix, são 3,2%, e Terra Boa tem 4,5% da população infectada pela doença”, revela Anne.

Nos demais municípios a situação está sob controle, mas há casos de conjuntivite em toda a região. Campo Mourão ainda não divulgou números oficiais, segundo ela. “Campo Mourão demora um pouco mais para fechar por conta da complexidade e tal”, diz ela.

Mesmo assim, para se ter uma ideia, apenas o posto de saúde 24 horas atendeu nos últimos dias 385 pacientes com a doença. “Isso apenas no 24 horas, agora imagine se for contar os demais postos de saúde e hospitais particulares”, comenta a enfermeira.

Ela lembra que a conjuntivite, assim como a meningite e gripe, são doenças sazonais, ou seja, todo ano ocorrem registros de casos, geralmente no começo do outono e inverno. As principais medidas de prevenção é evitar ambiente com grande aglomeração de pessoas, não utilizar a mesma toalha oferecida nesses locais, além de seguir as orientações médicas.

“O problema é que muita gente vai ao médico, pega atestado, mas não faz o repouso que deve ser feito. Vai ao supermercado, na igreja, academia, além de outros cuidados que não procura seguir. Aí fica difícil controlar a propagação da doença”, completa Anne.

 

Fonte: TaSabendo

About Elton Lemos

Check Also

Vereador prende estelionatário em Engenheiro Beltrão

O vereador e policial militar aposentado de Engenheiro Beltrão, Valdir Hermes da Silva (PSDB), teve …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *