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Restoque, dona da Dudalina prevê volta da lucratividade em 2018 com ajustes operacionais

A manutenção dos ajustes operacionais realizados durante 2017 vão possibilitar à Restoque, varejista de vestuário e acessórios de alto padrão, registrar lucratividade neste ano.

Segundo Livinston Bauermeister, diretor-presidente, a nova política na gestão de estoque das coleções anteriores possibilitará uma melhora das vendas mesmas lojas, que considera as unidades abertas há mais de 12 meses.

Durante teleconferência com analistas sobre os resultados financeiros do quarto trimestre do ano passado, Bauermeister disse que o trabalho realizado pela administração em 2017 foi intenso. “Cumprimos a meta de ganho de produtividade, de redução de lojas, de simplificação da estrutura operacional, da diminuição da alavancagem e de integrar a Dudalina, adquirida no fim de 2014”.

Em 2017, a dona de marcas como Le Lis Blanc, John John, e Rosa Chá, fechou 41 lojas, encerrando o período com 286 unidades. Com a adoção de um novo sistema de gestão de indicadores de varejo, a Restoque conseguiu aperfeiçoar a operação e observou aumento de 17,3% no tíquete médio, avanço nas vendas mesmas lojas de 13,4% e redução dos períodos de promoção.

Os ajustes incluíram a redução da estrutura logística de três centros de distribuição para dois, a desativação de metade da área de depósito em São Paulo e a transferência da distribuição da área de atacado de Santa Catarina para Goiás.

Foram fechadas duas fábricas para ganhar produtividade nas três que seguem funcionando. Além disso, a sede da Dudalina foi desativada. A equipe de gestão foi reduzida em 42%, para 466 pessoas no último trimestre.

Essa redução na base de ativos culminou em uma baixa contábil pela redução ao valor recuperável do ativo imobilizado de R$ 166,8 milhões. O evento não recorrente influenciou no lucro líquido ajustado da Restoque no trimestre, que ficou em R$ 28,6 milhões, revertendo prejuízo de R$ 4,6 milhões um ano antes.

Em 2017, o lucro atingiu R$ 33,1 milhões, ante perda de R$ 50,5 milhões um ano antes.

Sem considerar os ajustes, o lucro líquido da varejista de moda teria sido de R$ 429 milhões entre outubro e dezembro do ano passado, sendo que no mesmo intervalo de 2016 foi reportado prejuízo líquido de R$ 15,8 milhões. No acumulado do ano, o lucro totalizou R$ 420,6 milhões, sendo que em 2016 o prejuízo alcançou R$ 61,6 milhões.

Para 2018, o diretor-presidente afirmou aos analistas que a estratégia será reduzir o ciclo de vida das coleções para no máximo um ano. “Em 2018, a coleção que não for vendida passará por uma promoção. A sobra será vendida nos outlets em até seis meses. Queremos evitar o acumulo de peças de coleções anteriores como aconteceu em 2015 e 2016”, detalhou.

A eliminação de estoques antigos foi acelerada no quarto trimestre, ocasionando perdas de R$ 32,2 milhões na margem bruta, além de provisão de R$ 51,8 milhões para produtos de coleções anteriores ao ano de 2017, totalizando um impacto negativo de R$ 84 milhões no período. Com a nova política de estoques, a rede decidiu fechar dez outlets, passando a operar 30 unidades.

O presidente vê espaço para encerrar as atividades de outras unidades. “Diante das mudanças, acreditamos que a margem bruta volte para patamares históricos. Pretendemos vender mais com preço cheio e fazer menos promoções. Esse é o modelo que funciona melhor”, afirmou Bauermeister.

De outubro a dezembro, a receita operacional líquida da Restoque ficou em R$ 295,4 milhões, retração de 5,2% ante igual trimestre em 2016. Em 2017, a receita atingiu R$ 1,249 bilhão, em alta de 11,0% ante o R$ 1,125 bilhão registrado no ano anterior.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) consolidado do quarto trimestre de 2017 foi de R$ 67 milhões, em queda de 32% ante o Ebitda de R$ 45,4 milhões do quarto trimestre de 2016. No acumulado do ano, o Ebitda ajustado foi de R$ 262,6 milhões, em queda de 15% ante R$ 228,5 milhões em 2016.

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