Home / O Mundo Online! / Esportes / Campeonato Brasileiro de Aspirantes terá Atletiba na primeira fase

Campeonato Brasileiro de Aspirantes terá Atletiba na primeira fase

A CBF divulgou o regulamento completo do Campeonato Brasileiro de Aspirantes. A competição teve sua primeira edição no ano passado. Para 2018, manteve a limitação de idade para os jogadores. São permitidos atletas sub-23, com menos de 23 anos. Na relação de cada jogo, podem constar apenas quatro jogadores acima de 23 anos (um goleiro e três de linha).

São 16 clubes na disputa. Dois deles são paranaenses: Atlético-PR e Coritiba. E os dois vão se enfrentar já na primeira fase.

A CBF ainda não divulgou a tabela de jogos. A previsão é que o torneio comece no final de maio. O Atlético está no Grupo A e o Coritiba, no Grupo B. Pelo regulamento, os times enfrentam na primeira fase as equipes do grupo oposto.

A tendência é que o Atlético jogue esta competição com o elenco dos aspirantes que foi campeão paranaense em 2018, com o técnico Tiago Nunes. Jogadores do time principal que precisarem recuperar o ritmo de jogo ou o condicionamento físico também poderão atuar.

Na edição de 2017, disputada por dez equipes, Atlético-PR e Coritiba foram eliminados na primeira fase. Os aspirantes do Furacão ficaram em quinto (e último) lugar do Grupo B (atrás de Santos, Atlético-MG, Botafogo e Grêmio). O time alternativo do Coxa ficou em terceiro lugar do Grupo A (atrás de Inter e São Paulo).

O REGULAMENTO
Primeira fase

– Dois grupos de 8 times
– Os times enfrentam equipes do grupo oposto em turno único
– Avançam os quatro melhores de cada grupo

Segunda fase
– Dois grupos de quatro times
– Os times se enfrentam dentro do grupo, em turno e returno
– Classificam-se os dois melhores de cada grupo

Semifinais e final
– Mata-mata em ida e volta

GRUPO A
Grêmio
Atlético-PR
São Paulo
Sport
Vitória
Atlético-GO
Goiás
América-MG

GRUPO B
Santos
Inter
Chapecoense
Coritiba
Figueirense
Bahia
Avaí
Santa Cruz

PROPÓSITO
O principal objetivo do Brasileiro de Aspirantes é dar espaço para jogadores em recuperação ou atletas sub-23. Esse modelo é usado nos principais países da Europa. Na Inglaterra, é disputada anualmente a Reserve League, com propósito semelhante aos aspirantes. No filme Goal, de 2005, o protagonista, Santiago Munez, começa sua jornada no Newcastle United disputando a Reserve League. Em outros países, como Alemanha e Espanha, os times B atuam nas divisões inferiores – é o caso do Barcelona B (segunda divisão) e do Real Madrid Castilla (terceira divisão).

Fonte: Bem Paraná

About Redação Correio Terraboense

Check Also

Depois de 48 anos, um clube argentino volta a vencer em La Paz pelos torneios continentais

Em uma quarta-feira de Libertadores marcada pela participação dos brasileiros, um feito histórico aconteceu na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *