Home / Brasil / CNA discute manejo integrado de pragas

CNA discute manejo integrado de pragas

O coordenador de Tecnologia da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Reginaldo Minaré, participou nesta terça (20), na Câmara dos Deputados, do Seminário “O Uso de Tecnologias de Controle Biológico na Agricultura e o Manejo Integrado de Pragas”.

O encontro reuniu representantes do governo, setor produtivo, entidades de pesquisa e movimentos sociais para debater a importância do controle de doenças e de pragas incidentes nas lavouras, como lagartas, insetos e ácaros, com o objetivo de evitar prejuízos econômicos aos produtores.

No manejo integrado de pragas (MIP) este controle é feito a partir da utilização de produtos biológicos (vírus, bacilos, vespas etc), que são classificados como inimigos naturais das pragas, juntamente com produtos químicos.

Segundo o representante da CNA, apesar do MIP ser uma prática existente há várias décadas, ainda é pouco difundida no país e o mercado de produtos biológicos encontra-se em fase embrionária no país.

Na avaliação de Minaré é necessário levar em conta questões como o custo para o agricultor com a introdução do MIP nas propriedades e a capacitação de profissionais para lidar com esta tecnologia.

“Utilizar novas tecnologias não é problema para o agricultor. Existindo a viabilidade técnica e econômica, bem como a orientação para uso, o agricultor certamente continuará incorporando cada dia mais os insumos biológicos nos sistemas de produção”, ressaltou.

O seminário foi promovido pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara.

 

 

 

 

Fonte: CNA

Sobre Redação Terra Boa

Verificar também

Vídeo mostra momento em que caminhão tomba próximo à barragem em SC

Enquanto índios e autoridades negociavam o acesso de técnicos da Defesa Civil à barragem de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Warning: Unknown: open(/tmp/sess_a9bd4c2f0597eb8f699e1326e6439142, O_RDWR) failed: Disk quota exceeded (122) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/tmp) in Unknown on line 0